quarta-feira, 24 de novembro de 2010

13. COMO O DIMENSIONS FALA DE NÚMEROS COMPLEXOS


O professor Adrien Douady (matemático francês que viveu 25 de setembro de 1935 – Saint-Raphaël a 2 de novembro de 2006) foi um que teve toda sua obra baseada nos números complexos é quem apresenta e direciona o estudo dentro do filme. Ao lado de Tartaglia e Cardano, pioneiros renascentistas, e Cauchy e Gauss que consolidaram a teoria no Século XIX, ele apresenta os números complexos que anteriormente eram chamados de números impossíveis e posteriormente de números imaginários relacionando-os com a ciência dos fractais.

A teoria dos complexos gera conjuntos fractais que, hoje, podem ser representados graças aos computadores. Adrien Douady incentivou a produção deste tipo de imagem, e ao mesmo tempo, esta produção ajudou o matemático no seu trabalho de popularizar a matemática na sociedade.

Adrien Douady nem qualquer outro mestre poderia explicar toda a teoria dos números complexos em dois capítulos, como propõe este filme . Estes não podem substituir um professor ou um livro. É necessário considerar estes capítulos como complementos ou ilustrações que incentivam saber mais. O filme procura destacar o lado geométrico destes números complexos.

Durante muito tempo, a raiz de -1 era uma impossibilidade. Foi na Renascença que, alguns pensadores ousaram a utilizá-la: se era possível se escrever um numero Ö-1, por que não brincar com suas variantes como 2 + Ö-1 ? Estes pensadores constataram que era possível se utilizar destes números e não entrar em contradição.

Estes pioneiros então constataram de certa maneira, experimental, que calcular com estes números impossíveis não parecia levar a contradições, de modo que estes novos números gradualmente foram aceitos pelos matemáticos, sem verdadeiras justificativas. Como não é objetivo deste trabalho ir tão a fundo na historia destes números, vale salientar a existência de um artigo , escrito por Argand, que disseca o Item mais detalhadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário