quarta-feira, 24 de novembro de 2010

2 BREVE HISTÓRIA DO CINEMA


O que nos é muito comumente hoje conhecido como cinema, tem em sua origem histórica muitas discussões e idéias desencontradas. O cinema a priori possui esse nome por se por se derivar da palavra CINEMATÓGRAFO, que foi criado por Leon Bouly em 1895 e aperfeiçoado pelos irmãos Lumière na mesma época. As primeiras produções cinematográficas por assim dizer, não possuíam nenhumas das características que hoje, os amantes do cinema, conhecem tão bem: edição, roteiro, fotografia, dentre outros eram coisas inexistentes... o que se queria era contar uma história, pequena ou longa, interessante aos nossos olhos ou não.

Mas ainda assim tudo no cinema era interessante, como uma expressão algébrica bruta, que ao se desenvolver se transforma em um belíssimo resultado.

Derivando-se da criação da fotografia, o cinema foi uma das invenções que mais saltaram aos olhos do homem: ver pessoas, animais , máquinas em movimento em película, era como reproduzir a realidade na parede, e isso era uma revolução.

Considerado como 7ª arte (veremos isso daqui a pouco) o cinema até hoje, é uma arte que diverte e expande nossos conhecimentos.

A primeira exibição oficial de um filme ocorreu em 28 de dezembro de 1895, no subterrâneo do Grand Café , em Paris. Numa série de 10 filmes, cada um com a duração de 40 a 50 segundos, os irmãos Lumiére, mostraram pela primeira ao mundo, o Mundo. Mesmo que em produções muito intimistas e de certa forma caseira, o que se viu neste dia foi o que os rodeava, de certa forma. Os filmes até hoje mais conhecidos desta primeira sessão chamavam-se "A saída dos operários da Fábrica Lumière" e "A chegada do trem à Estação Ciotat", cujos títulos exprimem bem o conteúdo. E era isso mesmo: filmou-se a saída de trabalhadoras de uma fabrica e um, trem em movimento chegando a estação.

Mas, como toda obra que surpreende ao se apresentar, perguntava-se , como uma fotografia poderia estar em movimento?

Verificou-se desde então, o que conhecemos até hoje, a construção do quadro a quadro. Com o aparelho cinematografo em mãos, foram, fotografadas várias vezes cada ação, numa rapidez “impressionante” de 16 quadros por segundo. Daí o que se fez foi , colocar estas fotos em seqüência e acelerá-las numa velocidade que desse a impressão de movimento; Nascia aí o cinema. Nascia ai também, uma técnica que foi exaustivamente explorada e aperfeiçoada pelo homem ( quem nunca desenhou no canto de seu caderno vários bonequinhos e ao folheá-lo , verificou que o mesmo estava em movimento?).

Quando vemos hoje um “Senhor dos Anéis” ou mesmo “Chinatown”, não podemos imaginar no momento, o quanto se foi feito para se chegar a uma simples filmagem. E o que dizer da filmagem digital, que trabalha com pixels? Mas isso é outra discussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário