quarta-feira, 24 de novembro de 2010

6. AS POSSIBILIDADES DIDÁTICAS DO CINEMA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.


Utilizar filmes em sala de aula depende de várias etapas anteriores à apresentação dos mesmos. Uma dessas etapas é a utilização de conteúdos cinematográficos dentro de conteúdos didáticos, estabelecendo assim uma troca racional: se o aluno esta acostumado a ver cinema dentro do conteúdo didático, ele saberá como ver conteúdo didático em cinema.

No entanto segundo João Luis de Almeida Machado, Doutor em Educação pela PUC-SP e Mestre em Educação Arte e Historia da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) “o elemento mais importante está relacionado à aplicação do filme durante as aulas, ou seja como o professor pode orientar a ação dos alunos para que os melhores resultados possíveis possa ser atingidos”.

Cabe então a utilização de um planejamento prévio, onde o professor tenha definido os objetivos relativos à utilização do filme. Se a película será utilizada na integra ou apenas trechos, qual a relação entre o filme e o conteúdo, que elementos devem ser destacados antes, durante e depois da exibição, e, finalmente as atividades que serão realizadas em sala de aula junto ou não aos materiais de apoio, para que o referencias não sejam perdidos.

João Luis de Almeida Machado diz,

Sempre trabalhe filmes que estejam associados aos conteúdos escolares que estão previstos em seu planejamento e, de preferência, defina a utilização de produções cinematográficas no início do ano, como parte dos recursos e referenciais previstos em sua programação.

O que se quer normalmente é que as aulas sejam dinâmicas e atraentes para os estudantes. Para isso é4 necessários que se organizem atividades que façam com que o aluno participe diretamente de todo processo que envolve tal exibição. Isso se torna mais plausível quando se trabalha com grupos de alunos e daí a importância da organização e novamente um prévio planejamento.

É importante também estipular aulas expositivas antes e depois do filme ser exibido, para que a idéia não fique perdida ou erroneamente interpretada. Segundo João Luis de Almeida Machado em sua obra “Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema" de 2008, as aulas expositivas, que são apresentadas antes do uso dos filmes, tem o propósito de definir um panorama geral do tema que está sendo estudado. Através disso o aluno terá condições de comparar textos, informações, artigos e matérias de jornais ou até mesmo sites sobre o assunto alvo. Sobre isso João de Almeida Machado diz: “Associar os filmes a recursos adicionais às aulas, como artigos de jornais, revistas, materiais obtidos na internet, leitura de livros paradidáticos, música ou literatura reforça ainda mais o trabalho de conteúdos na escola”.

O compromisso de disponibilizar esses recursos é do professor, mas ele pode difundir a idéia entre os alunos e utilizar os grupos para uma busca mais quantitativa. Porém cabe ao mestre, estipular a parte qualitativa do todo.

As aulas expositivas, no fim e no começo do filme, podem ser inseridas no meio da projeção, caso o professor queira salientar um assunto que eventualmente tenha aparecido. Mais uma vez vemos a necessidade de um planejamento prévio onde a duração do filme pode ter seu tempo fragmentado em disposição às metas do professor.

Deve-se evitar aos estudantes fazer anotações durante a apresentação do filme, pois isso desvia a atenção deles para os detalhes do filme, que naquele momento é o objeto principal de avaliação.

Os filmes também podem e devem ser utilizados para o exame de questões sociais. Esse trabalho deve inclusive levar os professores a discutir os temas a partir da noção de mundo dos alunos, estimulando uma participação mais ativa dos mesmos nos estudos.” (João Luis de Almeida Machado)

O professor pode apresentar mais de uma vez um mesmo trecho do filme, se achar importante o reforço e a discussão daquele tema abordado ali.

A utilização de grupos de alunos tem por objetivo maior a troca de idéias entre os educandos, despertando assim uns nos outros o interesse pela apresentação e a realização de uma discussão e posteriormente de um texto onde todos, espera-se, quererão dar sua opinião.

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