quarta-feira, 24 de novembro de 2010

8. O DIMENSIONS


Esta obra , não distribuída comercialmente (pode ser baixada pelo site oficial (http://www.dimensions-math.org/Dim_PT.htm) , faz um levantamento de temas que, mui itas vezes são trabalhados em sala de aula de forma indireta.

Começa com Hiparco que nasceu em 190 a.C. e morreu por volta de 120 a.C., que foi oi um astrônomo, construtor, cartógrafo e matemático grego da escola de Alexandria e que hoje é considerado o fundador da astronomia científica e também chamado de pai da trigonometria por ter sido o pioneiro na elaboração de uma tabela trigonométrica, com valores de uma série de ângulos, utilizando a idéia pioneira de Hipsicles (180 a. C.), e depois passa para Ptolomeu, que viveu três séculos depois dele, entre 85 e 135 d. C. . Ele também foi grande astrônomo e geógrafo, se inspirou nos trabalhos de Hiparco.

Apresenta-se com eles a noção do que se chama hoje um sistema de coordenadas.

A determinação precisa da forma da Terra tomou muito mais tempo e foi só há algumas dezenas de anos que foi possível medir as dimensões até os centímetros! E a Terra não difere muito de uma esfera: certamente ela é um pouco achatada nos pólos mas o raio polar (6 356,7523142 km, admirem a precisão!) e o raio equatorial (6 378,137 km) não diferem muito. Foi esta a colaboração de Hiparco que serviu de abertura para o filme.

Num segundo momento, Hiparco nos explica uma das grandes idéias matemáticas, que se chama projeção.

Logo conhece-se M.C. Escher (1898-1972) que foi um artista excepcional cujas obras seduzem muito os matemáticos. As suas gravuras mostram mundos paradoxais, mosaicos com simetrias surpreendentes, perspectivas infinitas; que encantam os matemáticos; J. S. Bach (1685-1750) outro artista que fascina os matemáticos também mostrando simetrias extraordinárias e Kurt Gödel (1906-1978) , um matemático que revolucionou a lógica, explorando, simetrias que vinculam um todo a uma de suas partes.Com isso chegamos aos sólidos de Platão e a projeção estereográfica.

Ludwig Schläfli fala da idéia de dimensão, obviamente uma homenagem póstuma. A correlação entre os Poliedros de Schläfli e as dimensões, despertam as primeiras curiosidades sobre o numero de visualizações que se pode ter de figuras, aparentemente poligonais .

Finalmente chegamos aos Números complexos, que é nosso objetivo exemplificador aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário