quarta-feira, 24 de novembro de 2010

14. GRÁFICO



Sabemos que dispor coordenadas em um plano é possível e palpável. Porém estamos falando de números inteiros ou reais. Quando nos deparamos com a existência dos complexos , devemos por conveniência criar um ambiente gráfico que nos remeta a familiaridade de nossa matemática. Isso já foi dito nos capítulos anteriores deste trabalho.

O Dimensions por sua vez, dispõe dados nos gráficos de forma dinâmica.

Se não vejamos:

Plotar 1 + 2i, se tornar fácil às mãos , desde que trabalhemos com as retas Im e Re. O múltiplo deste numero , como por exemplo 2 + 4i, nos remeteria a uma nova construção, seja no quadro ou no caderno. Num entendimento superior, apenas aumentaríamos a reta , a cada desejo de multiplicidade.

Mas o que querermos comparar é a amostra das infinitas variâncias , o que num quadro negro nos complicaria ou tornaria nosso desenho, sendo o melhor arquiteto do mundo ou não, defasado. Desta forma o Dimensions nos permite visualizar quase que 20 variantes em 5 segundos.

No caso da disposição de 3 pontos e suas coordenadas polares , realizar operações como adição, ou subtração, e mais uma vez observar suas diversas variantes.

A projeção estereográfica (tipo de projeção em que a superfície de uma esfera é representada sobre um plano tangente a ela) ainda se torna possível de visualizar e ensinar: se pensarmos no plano tangente ao pólo sul como uma reta complexa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário