quarta-feira, 24 de novembro de 2010

7. FILMES QUE FALAM DE MATEMATICA



Na busca de filmes que falavam de matemática, ou de temas relacionados, encontrou-se grande numero de produções, algumas que falavam pouco da ciência em questão; outras que a citavam ; e até mesmo algumas que trabalhavam seria e diretamente com temas matemáticos .

Há de se levar em consideração a aplicabilidade destas produções em sala aula, observando a faixa etária dos alunos e sua conseqüente absorção dos temas. E ainda, se tal tema é realmente abordado , que de alguma forma, dê ao professor a possibilidade de vinculá-lo ao tema objetivado.

Aqui estão alguns exemplos, e uma breve avaliação de sua aplicabilidade em sala:

PI é um filme de ficção científica dos Estados Unidos de 1998, realizado por Darren Aronofsky. Nele conhecemos Max, um homem brilhante e atormentado, que está prestes a fazer a mais importante descoberta de sua vida: decodificar o padrão numérico por trás do mercado de ações. À medida que vai se aproximando da solução, o caos vai engolindo o mundo à sua volta. Ele é perseguido por uma agressiva firma de Wall Street determinada à dominação financeira, bem como por uma seita que tem a intenção de desvendar os segredos por trás de seus antigos textos sagrados.

Dimensions: esta produção francesa , um experimento acadêmico criado por Jos Leys , Étienne Ghys e Aurélien Alvarez , apresenta em 9 capítulos, duas horas de matemática, para descobrir progressivamente a quarta dimensão. De forma progressiva, começando pela dimensão 2 , passando pela 3 e chegando a quarta dimensão, num desfilo de figuras geométricas de até 600 lados. Há ainda uma analise visual de números complexos, deformação de imagens, fractais e fibração.

Donald no País da matemática: Espécie de documentário voltado para o mundo infantil, no qual Disney usa a animação para explicar como a matemática pode ser fácil de entender e como ela está aplicada em coisas muitos simples do cotidiano. A importância da matemática com os gregos da Antigüidade, os primeiros a descobrirem alguns dos princípios matemáticos básicos, seqüências sucessivas de princípios são relacionados à música, escultura, pintura, arquitetura, mecânica, esportes e outras atividades do nosso dia a dia.

Cubo: Um policial (Maurice Dean Wint), um ladrão (Wayne Robson), uma matemática (Nicole de Boer), uma médica (Nicky Guadagni), um arquiteto (David Hewlett) e um jovem autista (Andrew Miller) são misteriosamente presos em um labirinto de alta tecnologia. Sem comida nem água, eles precisam encontrar um meio de sair do local. Mas precisam também tomar cuidado para não acionar armadilhas letais, que surgem em estranhos cubos. A curiosidade está na chave para sair do cubo : resolver questões lógicas de matemática e raciocínio.

Quebrando a banca: A historia reais de 5 alunos do MIT(Massachusetts Institute of Technology), que desenvolveram a técnica de contagem de cartas para vencer num jogo de cassino chamado de 21, e ganharam milhões de dólares , com a supervisão de um professor (Kevin Spacey) , até serem descobertos.

Número 23: As diversas relações de somatório e subtração são exaustivamente trabalhadas neste filme de conspirações em torno do numero 23. Jim Carrey interpreta um homem que descobre que, todos os acontecimentos de sua vida (passado, presente e até futuro) estão relacionados ao numero.

Alice no País das Maravilhas : Sem duvida , a obra mais completa do cinema a tratar de matemática, mais especificamente de razoes e lógica. Criada por Lewis Carrol, que já tinha sido o professor de matemática, e adaptada pelos estúdios Disney, “Alice...” se tornou cult entre os entendidos em matemática e hoje é um exemplo pratico de filme que se tornou uma leve “ferramenta” ao ensino.

O quarto de Fermat : Quatro matemáticos que não se conhece são reunidos em uma sala. Cada um deles resolveu um enigma proposto por alguém chamado Fermat, e com ele ganharam um convite: uma reunião de matemáticos com o pretexto de resolver o enigma mais importante que já existiu. Uma vez todos juntos, porém, percebem que as suas vidas dependem, unicamente, das suas capacidades em resolver problemas matemáticos.

Flatland: Curioso filme onde figuras geométricas dotadas de características humanas convivem em um universo bidimensional onde a ordem é mantida a ferro e fogo por autoridades poligonais, os nobres, e circulares, o clero. Tudo está em ordem, até a chegada de Lord Sphere, um ser tridimensional. Dublado por atores de verdade de Hollywood é o primeiro expoente da inovação da matemática para ensino a ser distribuída comercialmente.

2 comentários:

  1. Bacana divulgar os nomes dos filmes mas onde encontro estes filmes?? nao achei nada no youtube

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas. Onde encontro esses filmes? não achei no youtube e nem nas locadoras...

    ResponderExcluir